Divagação presidencial

Publicado em , por Pedro Couto e Santos

Existem cinco candidatos à presidência da república. O Cavaco Silva parece estar destacado para ganhar em todas as sondagens que eu vi até agora. Mas porquê?

Não consigo compreender porque é que os portugueses votariam em massa no homem que foi primeiro-ministro nos 10 anos em que Portugal foi inundado de fundos comunitários ficando precisamente na mesma, enquanto outros países em situação idêntica, como a Irlanda, aproveitaram para “nos passar à frente”. Um tipo seco e sem ideias, que acabou na rua depois de mandar a polícia carregar sobre os manifestantes que bloquearam a ponte 25 de Abril em protesto contra ao aumento da portagem da mesma.

Não me lembro de uma única coisa positiva da administração do Cavaco, pelo que fico realmente curioso em saber o que levaria as pessoas a elegê-lo agora para Presidente.

Outro candidato é o Soares, que tem 802 anos… perdão, 82. Lembro-me do Soares ser Presidente, mas não me lembro de ter sido Primeiro Ministro. Nessa altura interessava-me mais saber se os índios ganhavam aos cowboys ou qual dos meus carrinhos de brincar era mais rápido. Esperaria que o Soares recebesse simpatias, sobretudo da terceira idade, e estivesse à frente na corrida, mas assim não é e, sinceramente, não me faz diferença: o Soares não me preocupa já que, pelo menos, sabe falar português, coisa que o Cavaco não sabe.

Segue-se o Manuel Alegre. O político poeta, ou será o político pateta? Bom… patetas são todos, portanto o Manel limita-se a ser Alegre. Não sei o que ele representa… talvez a esquerda dos bons velhos tempos. Sinceramente não faço ideia qual seja a sua plataforma eleitoral, mas também – sejamos sinceros – não faço a mínima ideia qual seja a plataforma eleitoral de seja quem for.

Se escreve poemas, depreendo que o Manel saiba falar português, pelo que também passa à frente do Cavaco… o que não significa que sequer me passe pela cabeça votar nele, claro.

Quem mais? O Jernónimo! Jerónimo de Sousa, operário, diz ele. Imagino que não veja um fato de macaco há 50 anos, mas isso não faz dele menos operário. O Jerónimo e do PCP e, historicamente, os candidatos do PCP desistem em favor dos do PS… pelo que não espero outra coisa do Jerónimo. Tirando isso, valeu a pena toda a sua candidatura a Presidente da Republica apenas para o ver dançar num bailarico qualquer. Que coisa verdadeiramente fantástica de se ver.

Por fim temos o Francisco Louçã que acha que só porque foi finalmente eleito deputado, pode logo concorrer a Presidente. O que eu não consigo imaginar é o que faria o Francisco Louçã na Presidência da Republica. Parece-me uma candidatura errada. Tal como Cavaco Silva, Francisco Louçã quer é ser Primeiro-Ministro e está na candidatura errada. O problema é que ele sabe perfeitamente que o BE muito dificilmente chegará à posição de ser um dia Governo do nosso país.

Em suma, apresenta-se-me novamente uma difícil decisão para mais uma complicada eleição. Como voto eu: branco, nulo, ou abstido?

Tags

Deixar comentário. Permalink.

14 comentários a “Divagação presidencial”

  1. artur says:

    esqueceste-te do Garcia Pereira – esse incompreendido!

  2. Macaco says:

    Não tinha a certeza se o Pereira era de facto candidato. Coitado. Se calhar até voto nele por piedade.

  3. a says:

    Bela análise. Saliento apenas que o Cavaco foi eleito a melhor economista da pátria, cheio de ideias e tudo, depois de estar no governo 10 anos, com défices de 7~8%. É pena que as ideias dele só tenham aparecido depois de sair do governo.

    Não é que isto me interesse muito, pq o PR n manda em nada tirando tirar tempo d antena p dar bjs a velhinhas. Mas não deixa d ser + 1 prova da memória dos portugueses e das suas capacidades que um candidato sem ideias, sem saber falar e sem a capacidade técnica que tenta transmitir, vá ganhar, novamente, eleições.

    Mas isto depois de Felgueiras…

    Vamos lá ver é se o país afunda de vez p espanha nos comprar baratinho.

  4. paco says:

    Esqueces-te de falar da pérola que é o José Maria Martins.

  5. tatas says:

    repara nesta frase: “Como voto eu: branco, nulo, ou abstido?”
    abstido!? esta até o cavaco corrigia >:D
    ficava a pensar que ias votas nele :’)
    coitado, ele até teve aulas de dicção está a esforçar-se!

  6. Macaco says:

    :) foi um erro propositado e aposto que o Cavaco não saberia corrigi-lo :)

  7. pachita says:

    Na mesma linha que o paco, eu também sei quem eu não quero para PR. Mas, olha lá, não votes branco, nulo ou ‘abstido’. E, por favor, não votes num tipo que chama à Assembleia da República Assembleia Nacional…

  8. Macaco says:

    Eu voto sempre nulo. Desde que há cinco anos atrás a minha empresa quase foi à falência pela carga ridícula de impostos que nos caiu em cima.

    Claro que toda a gente disse que a culpa foi minha por não fazer assim ou assado (sendo muitas das sugestões ilegalidades), mas eu só vi um Estado que quase destruiu uma pequena empresa que teve lucros e que em vez de os investir a crescer e mesmo criar postos de trabalho, os entregou ao estado, não só sob a forma de IRC, mas também de um valor inadmissível de pagamentos por conta.

    Nessa altura, a minha resposta para a pergunta “quem não queres lá?” passou a ser sempre a mesma: ninguém.

    O meu voto nas presidenciais só vai para um candidato se alguma coisa indicar que esse mesmo voto poderá ajudar a derrotar o Cavaco, porque eu não quero lá ninguém, mas de todos os alguéns, o Cavaco é o pior.

  9. Kay says:

    Oi, tudo bem? Faz um tempo (bastante) que eu entro no seu blog e no da sua esposa. Gosto bastante dos dois. Não sou muito de comentar, mas me divirto bastante com as coisas que vc escreve, como o caso do Hallow… Estou aqui no Brasil (internet é ótima nesse sentido). Só queria dizer que acho que votar nulo não vai tirar o Cavaco!! Não conheço o contexto político atual de Portugal, mas não vejo utilidade alguma em anular algo tão importante quanto um voto!
    Abs
    Kay

  10. alex says:

    Tá descansado. Não mates mais a cabeça. O Manuel João Vieira acabou de decidir avançar. Vi o gajo, e a mulher dele (que foi minha aluna), há uns meses em Melides, mas ainda não tinha decidido candidatar-se. Agora foi de vez. Imagina o que é o tempo de antena de um tipo como este. É um Carnaval antecipado! Para combater os funerais antecipados que os outros candidatos nos propiciam.

  11. alex says:

    Como um verdadeiro informático, só agora, depois da minha 1ª mensagem é que fui ler o que os outros escreveram. E algures alguém diz que o Presidente não tem poderes nenhuns, que só dá beijos às velhinhas, etc. No entanto, estão a esquecer-se que na Guiné o Presidente tem os mesmos poderes que em Portugal, mas o Nino ultimamante tem-se esquecido da sua limitação de poderes e anda a fazer política activa como se fosse primeiro ministro. Sempre que o Cavaco fala e diz que vai fazer isto e aquilo (ainda ontem disse que ia convocar um referendo sobre a regionalização), lembro-me do Nino Vieira. O Cavaco não é melhor que ele. E Vieira por Vieira, prefiro o Manuel João, que até era capaz de me chamar para o departamento informático da presidência a ganhar mais do que o administrador da Galp. Boa sorte para vocês todos!

  12. Macaco says:

    O Manuel João já avançou nas últimas eleições, mas a candidatura dele não foi aceite. Eu só posso votar nele se ele tiver de facto uma candidatura legal em curso.

    Mas se o conseguir, nem hesito!

  13. keyla says:

    Acho tudo um absurdo e tudo engraçado… O que podemos fazer?

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram