O briol

Publicado em , por macaco

Portugal está longe de ser o país mais frio do mundo, embora vivamos todos no eterno engano de que o nosso país tem o chamado “clima temperado”.

O clima temperado é mais uma daquelas mentiras que nos ensinam na escola primária, como que o rio Tejo nasce em Espanha e que D. Sancho I foi o segundo rei de Portugal. Tudo mentira.

Portugal não tem um clima temperado, Portugal tem um clima psicótico.
Quarenta e três graus no Verão, zero graus no Inverno. É a isto que chamam temperado? Temperado seriam 26/28 graus no Verão e 22/24 graus no Inverno, é a isso que eu chamo temperado.

E para o provar, a nossa língua tem inúmeras palavras para descrever frio e calor, o que não aconteceria se não padecessemos desses castigos da natureza com frequência.

Enfim, hoje está frio. O weather.com que recebe a temperatura do aeroporto de Lisboa, dizia às oito da manhã que estavam 7 graus, mas que pareciam 4. Eu acho que parecia ainda menos, no curto percurso que vai de minha casa à beira do rio, onde apanho o barco, deviam estar 40 graus negativos, pelo menos, sobretudo quando o vento me cortava as ventas.

Quando é assim, é preciso ganhar coragem, meter as mãos nos bolsos e avançar. Para tal, não contribuiu nada hoje o facto de, a meio do caminho, ter reparado que me tinha esquecido da carteira.

Toca de voltar para casa, pegar na carteira, sair novamente. Por esta altura já estavam 80 graus negativos e haviam vários mamutes a passear-se pela rua.

Meti-me no barco com mais 8 gatos-pingados, o que mostra bem a quantidade de empresas e serviços públicos que deram o dia 24 de folga aos seus empregados. Peguei no meu sketchbook e comecei a desenhar um Elfo.

O desenho do Elfo estava-me a correr tão bem que quando olhei à volta já não estava ninguém no barco. Corri escada abaixo para dar com o portão fechado e o barco a desatracar para regressar a Almada.

Enfim, um saltinho e ainda deu para ficar em terra.

Claro que por esta altura já estavam 190 graus abaixo de zero e a Terra saía lentamente do seu eixo em direcção à perdição eterna.

Tenham um bom Natal.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram