Enciclipédia de Automobilistas Portugueses I

Publicado em , por macaco

Bem vindos à primeira edição da Enciclopédia de Automobilistas Portugueses, uma útil referência sobre as diversas estirpes desta praga que são os portugueses ao volante. Identifique-os, saiba como evita-los, aprenda a defender-se ou mesmo a contra-atacar.

1. O Senhor Cento e Quarenta

O Sr. Cento e Quarenta é um dos mais abundantes condutores nas auto estradas de Portugal. Julgando-se um verdadeiro às do volante (aos poucos veremos como praticamente TODOS os condutores se acham ases do volante…), este espécime anda, na sua opinião, “a abrir”, sempre a 140, não se chega a aperceber que na verdade não vai especialmente depressa. Claro que andar a 140 não é nenhum pecado, é uma boa ideia, para quem segue pacificamente na faixa da direita. Mas o Sr. Cento e Quarenta, considera-se um verdadeiro devorador de alcatrão, imagina-se sempre rasgando o traço contínuo de sinuosas pistas de pilotagem e considera 140 uma velocidade verdadeiramente alucinante, pelo que não hesita em seguir pela faixa mais à esquerda, muitas vezes lado a lado com outros condutores nas faixas da direita.

Como proteger-se: Coloque-se à frente do Sr. Cento e Quarenta e desacelere. Obrigue o Sr. Cento e Quarenta a descer a sua velocidade, digamos, para 100. Espere que este verdadeiro Schumacher comece a ficar impaciente e nessa altura ponha a tábua no chão e faça-o comer o seu pó. Mostre ao Sr. Cento e Quarenta, que os automóveis que andam realmente depressa… andam… REALMENTE depressa.

Desacelere quando já não vir o Sr. Cento e Quarenta no espelho. Com sorte ele perceberá mais tarde ou mais cedo que conduz devagar e que o seu lugar é na faixa da direita, com a ocasional ultrapassagem… a 140.

2. O Senhor Halogéneo

Ah, o Sr. Halogéneo! Como o adoramos. Faróis novinhos, super potentes, de preferência em número nunca inferior a quatro, dois “normais” e dois de nevoeiro. Sim, porque Portugal � um pa�s conhecido mundialmente pelo seu nevoeiro. H� que equipar o ve�culo com potentes far�is para quando o nevoeiro vier, n�o v� atropelar-se o D. Sebasti�o, por n�o se ver um palmo.

Ainda n�o foi poss�vel a esta Enciclop�dia compreender porque � que o Sr. Halog�neo acende sempre os seus far�is de nevoeiro, quer esteja ou n�o, de facto, nevoeiro, ou mesmo dentro da cidade. A sua condu��o nocturna comp�e-se de tr�s passos iniciais b�sicos: entrar no carro, rodar a chave, ligar os far�is de nevoeiro, n�o v� o Diabo tec�-las…

Mas nem s� de noite o Sr. Halog�neo usufrui do seu h�bito t�o prilampesco! N�o, claro que n�o, durante dias de sol brilhante � extremamente importante circular com os m�dios ligados, para que os outros condutores, obviamente com problemas de vis�o, os vejam aproximar-se (de prefer�ncia na faixa da esquerda), a, pelo menos, 5 kms de dist�ncia. O Sr. Halog�neo por vezes acumula fun��es como Sr. Colas (ver � frente), dando libertino uso aos seus encadeantes m�ximos para afastar da frente outros ve�culos de classe inferior ao seu.

Como proteger-se: Se se cruzar com um Sr. Halog�neo na estrada, � simples, deixe-o ultrapassar e coloque-se imediatamente atr�s dele. Ligue os m�ximos e n�o o perca de vista nunca, nem deixe a dist�ncia aumentar mais do que 2 metros. Siga-o at� casa, mesmo que n�o seja nem perto do seu destino original. Durma no seu carro, � porta dele, com os seus far�is apontados � janela do quarto.

3. O Senhor Colas

O Sr. Colas nunca ouviu falar da dist�ncia m�nima de seguran�a. O carro do Sr. Colas est� equipado com modernos sistemas de travagem que nunca lhe trar�o problemas e, mais a mais, o Sr. Colas � um condutor t�o fabulosamente ex�mio que consegue prever exactamente quando � que o condutor da frente vai travar e precaver-se reduzindo a sua pr�pria velocidade de forma imediata!

Bom, pelo menos o Sr. Colas est� convencido disto.

N�o � um bonito espect�culo quando vemos um autom�vel passar na faixa ao lado da nossa, imediatamente seguido de 3 outros, todos a nunca mais de 20 cent�metros de dist�ncia uns dos outros? � sem d�vida uma arte popular que n�o se pode perder. � tamb�m agrad�vel olharmos pelo nosso espelho e apercebermo-nos que nem que se atravesse na estrada todo o coro infantil de Sto Amaro de Oeiras, poderemos sequer tocar no trav�o, pois o Sr. Colas entrar� imediatamente pela mala do nosso carro a dentro.

O Sr. Colas tamb�m tem esp�rito de Sr. Halog�neo (e vice versa, como referido acima) e consegue melhorar a sua actua��o fazendo frequentemente sinais de luzes ao carro ao qual vai colado, para o caso deste n�o ter ainda notado o simp�tico que segue a 10 cent�metros da sua traseira.

O Sr. Colas � um homem mau, zangado e perigoso, provavelmente com graves problemas em afirmar a sua masculinidade que apenas consegue provar atirando para fora do seu caminho todos os carros que lhe apare�am pela frente.

Como proteger-se: O Sr. Colas anda depressa, muito depressa, porque tem que chegar ali � frente j�, porque daqui a bocado vai ser tarde demais. Por isso � f�cil de detectar, quando vir um aproximar-se, mude para a faixa dele e coloque-se rapidamente lado a lado com outro ve�culo que siga na faixa do lado. Mantenha a sua velocidade igual � do ve�culo do lado e, a menos que a estrada tenha 3 faixas, o Sr. Colas n�o ter� hip�tese sen�o… colar-se a si. Aguente firme, n�o fique nervoso. Coloque os �culos escuros para poder ignorar os sinais de luzes do Sr. Colas e siga alegremente o seu caminho.

Quando achar que o Sr. Colas j� est� farto e talvez um pouco distra�do… trave.

4. O Sr. Saxo

� um fen�meno da natureza, mas nunca se tinha visto um carro t�o reles ser t�o torturado pelo seu condutor. Se ouvir uma lata a desconjuntar-se e uma caranguejola a dirigir-se para si a uma velocidade desumana, � provavelmente o Sr. Saxo. Se lhe parecer que aquele pequeno Citr�en est� a arriscar-se a virar-se nas curvas… � porque est� mesmo. Se achar que aquele n�o � um carro de f�rmula um, n�o parece um carro de rally e n�o tem nem um pingo de stock car… tem toda a raz�o.

N�o se compreende o que leva os condutores de Saxos serem t�o aceleras. N�o se compreende o que leva os aceleras a comprar Saxos. Mas desconfia-se que ainda n�o perceberam que n�o � um Citr�en Sexo, mas sim Saxo… talvez assim, possam dizer que t�m um granda saxo, com montes de kil�metros.

Como proteger-se: n�o pense duas vezes, deixe-o passar, quer � v�-lo ao longe, n�o vai querer estar perto quando ele finalmente capotar.

5. O Sr. Seat

Independentemente de quem constr�i o carro, de quem faz o motor ou de quem � dono das f�bricas, o Seat � um carro espanhol. Os modelos t�m nomes de cidades espanholas. O Sr. Seat � claramente um traidor � p�tria. S� pode! De que outra forma acha que pode comprar um carro espanhol e com ele passear-se em estradas lusitanas? Parece imposs�vel.

Como proteger-se: compre tinta em spray para grafitti, antes que o Paulo Portas a torne ilegal; espere pelas tr�s da manh� e depois percorra a sua rua escrevendo “traidor” no capot de todos os Seat que encontrar. Vai ver que se sente mais patri�tico pela manh�.

6. O Sr. Topo de Gama

O Sr. Topo de Gama n�o paga impostos, v�-se logo pelo dinheiro que gastou no carro. Normalmente � um Audi, um BMW ou um Mercedes, topos de gama, claro, por vezes um Volvo ou um Saab. Todos estes modelos fabulosos v�o dos 0 aos 100 em 236 segundos, que � o tempo que o Sr. Topo de Gama leva a acelerar. Quando nos colocamos atr�s de um destes condutores, na esperan�a de que abram caminho pela encosta de Monsanto acima, rapidamente nos apercebemos que o Sr. Topo de Gama n�o tem qualquer inten��o de usar qualquer um dos 325 cavalos do seu motor.

Come�amos a pensar que o Sr. Topo de Gama poderia perfeitamente estar ao volante do nosso Fiat ou Opel Corsa enquanto n�s seguiamos alegremente, fazendo coisas t�o bizarras para o Sr. Topo de Gama como levar as mudan�as at� � redline, fazer ultrapassagens em terceira ou mesmo… sei l�… andar depressa!

Como proteger-se: n�o pense duas vezes, este � um caso claro de ultrapassagem urgente. Mesmo que tenha que ser pela direita. N�o hesite, ultrapasse. E acredite, quanto mais reles e barato for o seu carro, melhor se vai sentir ao ultrapassar o Sr. Topo de Gama.

E fica por aqui este primeiro volume da Enciclop�dia de Automobilistas Portugueses. Esperemos que tenham gostado.

Tags

Deixar comentário. Permalink.

Deixar um comentário

Redes de Camaradas

 
Facebook
Twitter
Instagram